O Marketing de Comunidade tem como objetivo estreitar os laços entre as empresas e os consumidores de seus produtos e serviços, ele consiste no monitoramento das necessidades e impressões desses consumidores a respeito da marca.
Dessa forma, o marketing de comunidade pode ser definido como uma ferramenta que tem como função principal identificar os posicionamentos da comunidade de consumidores e, a partir dessa informação, entregar valor para satisfazer os desejos dessas pessoas. Possibilitando que a empresa ganhe a preferência dos consumidores.
Conheça os 3 pilares desse marketing:
Quando falamos de Marketing de Comunidade, devemos entender que a marca deve buscar estratégias para conquistar e ocupar um espaço na mente e na preferência de clientes que já consomem o que ela tem a oferecer. Para isso, é essencial que a empresa conheça e saiba trabalhar com os 3 pilares do Marketing de Comunidade:
Alinhamento dos membros
Quando a empresa desenvolve uma comunidade, ela deve compreender o que ela tem a oferecer para os membros, dessa forma, ela deve identificar as necessidades e as motivações da comunidade e então criar um espaço que ofereça o que esse público procura. Isso é feito através do mapeamento de potenciais membros para a comunidade.
Alinhamento da empresa
Após compreender o que os membros da comunidade esperam da empresa, é preciso informar sobre o que ela espera da comunidade, para isso, é preciso definir um objetivo claro que justifique a criação e manutenção desse espaço. Dessa forma, as ações da empresa tem um propósito claro para todos os envolvidos. Isso é feito através do mapeamento e da identificação de objetivos da empresa.
Posicionamento
Por fim, quando forem identificadas as expectativas da comunidade e da empresa, é preciso criar o posicionamento, ou seja, deve-se buscar a conciliação entre todas as vontades com a finalidade de desenvolver um espaço agradável e relevante para membros e empresa.
Dessa forma, serão definidas 4 informações muito importantes para o funcionamento da comunidade: a missão da comunidade, os valores que devem ser seguidos, a voz ou persona da marca e os benefícios para os membros.
Saiba como construir uma comunidade:
O primeiro passo que a empresa deve seguir ao criar a comunidade é construir uma persona bem definida. Isso pode ser feito com a ajuda dos dados coletados nas etapas de alinhamento e de posicionamento. Dessa forma, a empresa tem acesso a informações essenciais que ajudam a compreender quem é o membro ideal.
Após a criação da persona a empresa pode seguir para o próximo passo, nele será definida a identidade da comunidade. Ou seja, a marca decide os aspectos fundamentais que refletem o propósito do grupo para que os membros decidam fazer parte dele. Nesse passo, é preciso mostrar o que a comunidade oferece que pode conquistar o interessante dessa pessoa e qual a contribuição dela para a dinâmica do grupo.
Dessa forma, os membros da comunidade terão um senso de pertencimento, podendo adotar a identidade da comunidade.
Por fim, é preciso atrair pessoas que se identifiquem com a persona criada, começar o processo de conversão em membros para então poder capacitá-las para que sua participação siga as diretrizes e objetivos da empresa. Para isso, é preciso utilizar 3 conceitos relacionados a construção de uma comunidade
Conheça os 3 Cs da construção de uma comunidade:
Captação
Como já citamos anteriormente, é preciso atrair pessoas com o perfil ideal para a comunidade. Dessa forma, é necessário desenvolver um possível diálogo com quem teve o perfil traçado durante a etapa de alinhamento, identificando informações como:
- localização;
- dificuldades;
- necessidades;
- prioridades;
- como se comunicam.
Nesse viés, a marca terá material para estabelecer um diálogo direto com essas pessoas. Isso é feito através da criação de um conteúdo relevante, alinhado às dificuldades, necessidades e prioridades dessa pessoa.
Por fim, é preciso focar no objetivo principal desse conteúdo, que é transformar essas pessoas em membros ativos da comunidade. Nesse caso, a empresa mostra as vantagens que essa pessoas terá ao se tornar um membro.
Capacitação
Esse conceito está relacionado ao objetivo de atrair, mas também ensinar algo aos membros dessa comunidade. Dessa forma, é possível que a empresa agregue valor às suas produções, podendo oferecer algo aos membros antes de pedir algo em troca. Nesse caso, a marca deve lembrar que as ofertas devem contribuir diretamente para o alinhamento dessas pessoas.
Além disso, apesar de ensinar algo relacionado ao perfil desses membros, a empresa tem a oportunidade de ensinar como agir ao se tornarem parte da comunidade. Com isso, a marca conquista indivíduos engajados, que participam nesse espaço e podem ser devidamente capacitados sobre o propósito da comunidade.
Por fim, é preciso ter em mente que a comunidade deve ser um espaço em permanente reconstrução. Apesar das diretrizes, regras e objetivos, através das conexões criadas, a comunidade se transforma para acompanhar seu crescimento.
Conversão
Esse conceito deve ser utilizado após atrair e capacitar as pessoas, afinal elas estão prestes a fazer parte da comunidade da empresa. Dessa forma, a empresa deve oferecer o suporte para que os potenciais membros se tornem novos membros. A melhor forma de alcançar esse objetivo é construindo uma relação de confiança.
Realizando o alinhamento do propósito e dos valores da comunidade, dando boas-vindas para as pessoas que estão entrando e garantindo que os novos membros se sintam seguros. Assim, esses membros se sentirão seguros para contribuir da melhor forma possível.
Por fim, a marca deve promover a relação entre os membros, a melhor forma para realizar essa tarefa é oferecer um espaço onde eles compartilhem experiências. Para isso, é preciso criar situações onde os membros possam dialogar, permitindo que eles desenvolvam laços entre si e reforçando a conexão.
Após seguir essas diretrizes a comunidade estará estabelecida e será preciso planejar seu gerenciamento. Afinal, o trabalho não se encerra ao atrair as pessoas e transformá-las em membros da comunidade. É preciso garantir que haja produtividade e isso ocorre através das interações. Ou seja, a empresa deve promover o engajamento entre todos os envolvidos.
Confira nosso próximo post para conhecer os 4 Cs do gerenciamento de comunidade!
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